Divirtam-se:
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Sexo Ocasional
Há respostas para tudo. E se não sabia nada sobre sexo ocasional está na hora de aprender mais uma, através desta reportagem da TPA.
Divirtam-se:
Divirtam-se:
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Comemora-se hoje o dia da luta contra a violência doméstica. Uma luta difícil, uma vez que a maioria das vítimas - as mulheres - continuam, por razões várias, a não denunciar os seus agressores. E aquelas que o fazem muitas vezes são aconselhadas a dar uma segunda oportunidade aos agressores que as amam muito, apanhando deles cada vezes mais.
Falemos então de alguns tipos de violência doméstica:
Violência doméstica física é quando alguém bate-lhe, empurra-a(o) ou magoa-a(o) fisicamente. O abuso físico também ocorre quando alguém é forçado a fazer algo sem que a outra pessoa pense nos seus direitos. Também é abuso se for impedida(o) de fazer algo que pretende fazer.
Violência doméstica sexual acontece quando é forçada(o) a ter qualquer forma de contacto sexual (vaginal, oral ou anal) quando não o quer fazer.
Violência doméstica psicológica (emocional) ocorre quando lhe incutem um sentimento de inutilidade, quando é constantemente insultada(o), ou quando fazem-na(o) sentir-se assustada(o).
Mais ainda, quando se fala em violência doméstica, a imagem da vítima é sempre a mulher. Será por ser "o sexo fraco"? O mundo mudou e, mesmo havendo ainda muita mulher submissa, há mulheres dominadoras. Quanto a mim, a violência vinda da mulher, fazendo do homem a vítima, pode ser algo terrível e incontornável.
Mas no meio de tudo isso, quem são as maiores vítimas? Quais são as mais irremediáveis consequências? Quem são as vítimas da separação, da violência verbal, física e toda a espécie de ignorância de adultos inconsequentes?
Encoraje-se, consciencialize-se, mude de atitude, denuncie, reage, faça alguma coisa ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.
UATCHAI NA TUCARR E TAXI!
Falando ainda de autocarros, faço aqui neste espaço público, desafiando a quem de direito para que acabe com essa pouca vergonha que anda a acontecer no seio das transportadoras públicas: param fora das suas paragens embarcando e desembarcando passageiros no meio da rua, param na sua faixa direita indicando mudança de direção para esquerda enquanto passageiros sobem e descem, fazem ultrapassagens perigosas, não respeitam regras d prioridade, circulam a alta velocidade numa clara atitude de concorrência às paragens e mais ainda, tomam conta da estrada impondo a lei do mais forte.
Quanto aos táxis, são fáceis de identificar; basta qualquer condutor ter um carro atrás desesperado para ultrapassá-lo. Isso sem se esquecer que estes deverão ter lançado, na clandestinidade, o manual de má condução.
Brigada de trânsito, UATCHAI NA TUCARR E TAXI!
Um basta aos autocarros fumadores
Neste país, acontecem coisas mirabolantes. Anualmente, é obrigatório que todos os automóveis particulares sejam inspecionados.
Muitos não passam por essa inspeção por expelirem muito fumo (uma negritude, diga-se de passagem). Só não entendo porquê, malgrado tanta reclamação por parte de proprietários privados de viaturas, muitas dessas são ameaçadas de pesadas multas ou impedidas de circular, enquanto há diversos autocarros de empresas bem identificadas a encher, impunemente, a cidade e nossos pulmões de fumo.
Não haverá aqui um atentado à justiça e um abrir de portas à impunidade em nome de um serviço público que mata, aos poucos, o seu próprio público?
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Os Deputados devem estar loucos!
A apresentação, discussão e aprovação do Orçamento Geral do Estado na Assembleia Nacional nunca estiveram envoltas em tanta polémica. Que o PAICV iria votar a favor, o MPD contra e a UCID absteria era o cenário mais lógico e previsto por todos. Contudo não se esperava que os ânimos se exaltassem tanto, a ponto das trocas de mimos ultrapassarem o habitual.
Foi uma autêntica lavagem de roupa suja entre comadres, dizendo quem é quem, quem faz ou fez o quê, não poupando comportamentos pouco ortodoxos para um representante da nação e nem o próprio Primeiro Ministro.
Não pagamos suficientemente bem a esses senhores para perderem um precioso tempo a discutir balelas e a encher os ouvidos dos outros de asneira, ao invés de apresentarem e discutir propostas cabais para os interesses do país? Não se esqueçam que Cabo Verde está na moda e há muita gente querendo investir neste paraíso de cretchêu.
Não vá o diabo tece-las com ajuda da ignorância de meia dúzia de pessoas que a universidade e a escola da vida de nada serviu.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
TOLERÂNCIA ZERO!!!!
Acerca do vídeo constante deste post publicado no blog do Dai Varela só tenho a dizer o seguinte:
Isto é nojento, revoltante e vergonhoso. A PJ deveria prender aos pervertidos que produziram essa ode à indecência e ao crime. Deveriam ter uma pena mais pesada que às dadas aos barões da droga.
É este o desenvolvimento do meu país? Isso é uma VERGONHA! A insanidade mental não é apenas a que vemos.
Este vídeo deveria ir parar ao facebook de todos de direito, inclusive o do Presidente da República.
Pedofilia pura! As senhoras que estão no vídeo deviam ser severamente punidas para que sirvam de exemplo e ignorâncias dessas não se repitam mais.
TOLERÂNCIA ZERO!
Chegou à caixa de correio...
Tornou-se a moda dos novos tempos - as pessoas terem um telemóvel e não atenderem a chamadas. Mas isso é mais o costume dos que não querem ser incomodados pelos "indesejáveis". Só que estes, assim, tornam-se ainda mais indesejáveis que os outros. Afinal, essa é uma forma de desprezo que o homem criou, pensando exatamente no que iria acontecer. Uns porque querem dormir, outros por dívidas, outros não querem ser incomodados. Tudo bem, cada um sabe de si. Mas o mais triste é saber que há quem faça do telemóvel um símbolo da sua importância. Uma vez que há gente à sua procura, sentem-se importantes e não atendem quando necessário.
Tirando o chato de serviço, um telefonema sempre tem um motivo de existência. O problema é quando de tão importante as pessoas se transformam em coisa pior que a sua própria M...
Pão? Nô ta abri sô nove hora!
Um conhecido meu, salense, viajou hoje de manhã um pouco desapontado por não ter conseguido levar o "famoso" pão de Soncente para a a ilha das salinas. Segundo ele, andou por duas padarias, de táxi. Uma dessas não tinha pão ainda e a outra só abria ao público (imaginem) às nove da matina. E é claro que não estava disposto a gastar mais dinheiro em táxi só por causa do gostinho de Soncente.
Das duas, uma: ou há pouca gente a tomar o pequeno almoço antes das nove da manhã, ou não há tanta falta de dinheiro em São Vicente, como se diz por aí.
Lá se vai o tempo em que às três da manhã já se sentia o cheiro do pão da padaria do Sr. Lucas e vinha gente de todos os cantos da ilha ao Chã de Cemitério comprar "pão de Matos".
Esta é uma pequena amostra da boa vontade e do empenho laboral, marca registada na minha querida ilha, nos dias de hoje.
Foi Bom Xinti Sara Tavares
Não que tenha sido um concerto fenomenal, mas gostei muito. No concerto de Sara Tavares no Mindelo aconteceu algo que devia ser sempre o preto principal dos concertos musicais - a novidade. O que ouvimos no passado Sábado, 19 de Novembro, não tem muito a ver com os álbuns de Sara. Apresentou-se uma outra roupagem, tanto a nível de arranjos como a nível rítmico, criando, nos que foram assistir, aquele bom feeling. A forma de cantar, o uso de letras de músicas incidentais ilustram de forma ímpar a interpretação fantástica de Sara Tavares. A banda é básica mas com uma forma de tocar que enche a alma. Não fosse o vento que se fazia sentir, perturbando em muito o som que o espetáculo exigia, seria quase perfeito. Como ela mesmo disse, parafraseando os Bulimundo numa das suas escolhas incidentais, "é kel k é di nôs".
Sara Tavares regressa então em força. E, garanto, estar perto dela, conversar com ela é mágico, pois ela transmite uma energia e simpatia inigualável. A música do mundo precisa sempre de gente que faz da música uma festa e um bem espiritual. Sara parte agora com Xinti para Moçambique, depois de ter estado em Portugal, Polónia, Angola e Cabo Verde, acompanhado sempre por um ponto de luz que a conduz.
Imagem: www.worldconnection.nl (fonte)
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Depois do Mindelact, "Os saltimbancos" regressa ao palco
"Os Saltimbancos", para mim, foi uma experiência muito suada. Contudo, todas as experiências que vivo são gratificantes, de uma forma ou de outra. Trabalhar com músicas de Chico Buarque é uma grande responsabilidade e estive meses a trabalhar com um grupo de músicos muito interessante. E é necessário deixar claro que se não fosse o Djodje (guitarras), Regie (Baixo) e Yannick (flauta), não teria conseguido o resultado que poderá ser revisto agora este final de semana.
Agradeço também o trabalho fantástico da minha amiga Tenisha Chanel que desenhou todo o figurino e ajudou-me, em parte, na produção que ficou sob a minha responsabilidade numa época difícil.
Esses são os momentos em que reforçamos a consciência de que toda a ajuda é importante e que devemos sempre agradecer ou gratificar as pessoas pelo trabalho que fazem com entrega e por amor à arte, esquecendo-se de todas as agruras que vão surgindo.
"Os Saltimbancos", musical infantil, regressa aos palcos este final de semana com apresentações Sábado e Domingo às 17h00 no Auditório do Centro Cultural do Mindelo.
Aos atores e ao fantástico côro, sucessos na apresentação.
Imagem: cartaz da peça, com ilustração de Yuran Gonçalves
FIC 2011 arranca hoje
Não estaria aqui a falar da FIC sem alguma boa razão. Afinal, este não é um blog de notícias, mas sim de informações para reflectirmos. A FIC 2011 abre-se, como não deveria deixar de ser, com a presença do Prime, José Maria Neves, com uma maioria de expositores nacionais. Feira Internacional, porque há a participação de Portugal e Brasil. Não obstante a ausência total de investidores africanos e a participação internacional se cingir à lusofonia, a FIC está lotada.
Agora, o que interessa aqui é o fato desta edição incluir Moda e Cultura, assumindo que essas vertentes são importantes para a nossa economia. Estaremos mais perto de assumir um mercado de cultura em Cabo Verde?
O MC e a descentralização cultural
Com pompa e circunstância, aconteceu ontem a cerimónia de encerramento do FONARTES - Fórum Nacional de Artesanato. Segundo muitos dos expositores e artesãos presentes, o fórum ultrapassou, em muito, as expectativas. Dá-se, assim, fim a mais uma das iniciativas do Ministro da Cultura Mário Lúcio Sousa e a sua equipa. Durante o fórum foram organizados workshops, encontros, concertos, entre outras atividades.
Com consciência de dever cumprido, o MC deu como institucionalizado a realização anual do FONARTES no Mindelo, agora Capital Nacional do Artesanato. No entanto, o titular da pasta da Cultura afirmou, numa louvável atitude descentralista, que cada ilha do Arquipélago terá a sua própria atividade cultural. Assim, São Vicente já se responsabiliza pelo teatro e o artesanato, Boavista receberá o encontro anual dos músicos, Brava um fórum da Literatura Caboverdiana, São Nicolau também terá seu fórum cultural e por aí além.
Caso para dizer, apoios vão surgindo, pelo que teremos que aproveitar e pôr mão na massa.
domingo, 13 de novembro de 2011
Mais uma miss Venezuela
Haverá na Venezuela mulheres feias? Se levarmos em conta as vezes que uma venezuelana ganhou o mais importante concurso de beleza do planeta - Miss World - não será difícil prevalecer esta dúvida.
Desta vez a jovem que levou o prémio máximo da beleza chama-se Ivian Sarcos. Puerto Rico, outro paraíso de beldades ficou pelo terceiro lugar.
Cabo Verde algum dia chegará lá com uma crioula. Afinal aqui também é um paraíso de esculturas de Deus. Só que a cultura geral destas nem sempre acompanha a beleza no mesmo peso.
sábado, 12 de novembro de 2011
Caalma de Hernani - simplesmente fenomenal!
O meu amigo e colega Rito Afonso disse-me ontem (e repetiu-o publicamente através das antenas da RCV) que ouviu dizer que no dia 11.11.11 algo de extraordinário iria acontecer. E não teve dúvidas que o que houve de extraordinário foi o concerto de Hernani Almeida na Academia de Música Jotamonte.
Eu assisti, enquanto trabalhava com colegas do Curso de Multimédia da ULCV para a produção de um DVD do espetáculo e digo, com toda a convicção, que foi o trabalho que mais prazer deu-me em fazer nos últimos tempos. Meus colegas ficaram igualmente encantados pela qualidade do espetáculo, após dois dias de filmagem.
Foi, a meu ver, o melhor concerto de Hernani até hoje. Um concerto que começou ao ritmo alucinante de "Mascrinha" e que terminaria com o novo tema "Fidje", não fosse a solicitação dos fãs para que Hernani e a banda Afronamim interpretassem "Caalma". Após a despedida, a banda regressou ao palco para relembrar Biús numa interpretação à Hernani de "Festa d'tchuva".
Numa sala repleta de admiradores cabo-verdianos e estrangeiros, o ambiente que se fez sentir foi mágico desde a banda (Hernani, Khali, Vando e Ndu), passando pela plástica fenomenal do palco produzido pelo técnico de iluminação Anselmo Fortes e a engenharia de som de David Medina.
Momentos como o solo de Ndu e a sua nave espacial (de instrumentos de percussão), como Hernani o chamou, bem como o "diálogo" entre a guitarra de Hernani e as teclas de Khali não deverão ser esquecidos tão rapidamente. Vando também mostrou-se à altura de um grande baixista que, com certeza, deixa uma marca registada no seio de jovens músicos deste país.
A magia da noite fez com que amigos, músicos, admiradores e seguidores da carreira de Hernani não quisessem abandonar o auditório da Academia de Música Jotamonte tão cedo.
O concerto de hoje acontece no palco do Palácio da Assembleia às 21h00. Cinco porcento das receitas do espetáculo da Praia serão revertidos à Associação Mon Na Roda, uma iniciativa que Hernani abraçou de imediato.
Foto: Algures na internet (D.R.)
Fede na zona da Frescomar
O que se passa pelas imediações da Frescomar, não sei. O certo é que o odor que por aí se sente é horrível. Tanto que, quem passa por aí de carro, mesmo com todos os vidros fechados tem a triste experiência de ter por companhia esse cheiro.
Ninguém de direito se manifesta e, após longos meses que já perfazem anos, nada foi feito.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
CAALMA 11.11.11 - o aguardado concerto de Hernani Almeida acontece amanhã no Mindelo
Hernani Almeida estará amanhã, 11/11/11, em concerto com o seu grupo Afronamim, apresentando temas do mais recente álbum "Caalma" e outros do anterior "Afronamim". Acompanhado de Ndu (Percussão), Khali (Teclados) e Vando (Baixo). Uma das novidades do concerto que, obviamente, não é um lançamento de "Caalma", é a apresentação de um novo tema "Fidje".
O concerto acontece amanhã às 21h00 na Academia de Música Jotamont, Mindelo (acho que se começasse às 11h11PM, seria ainda mais interessante; 11.11.11 às 11h11).
Contudo a data desse concerto acontece uma só vez e não vai ser repetida na Praia, que recebe Hernani no dia a seguir, 12 de Novembro para o mesmo concerto na Assembleia Nacional.
Seguramente, a não perder.
Imagens: Ensaio para o concerto no Jotamont.
Fotos de Neu Lopes
MINISTÉRIO DE CULTURA PROMOVE FÓRUM NACIONAL DE ARTESANATO
O Ministério da Cultura organiza o Fórum Nacional de Artesanato FONARTES - 2011, o evento acontece de 11 a 15 de Novembro, em São Vicente, sob o lema «Um Futuru Antigu na Nha Mon».
O FONARTES tem por objectivo analisar o artesanato Nacional, os seus rumos e a sua contribuição no desenvolvimento local e nacional. Pretende colocar o sector artesanal numa posição de destaque na economia nacional. Uma medida que passa por impulsionar a produção nacional, definindo linhas orientadoras quanto ao layout e a nível conceptual e design e ainda a criação de uma rede de distribuição eficaz, que dê resposta tanto às necessidades de escoamento e oferta, como à procura.
A realização do FONARTES vai ser uma oportunidade de promover intercâmbios entre artesãos das diversas localidades do país. Os workshops e ateliês vão possibilitar a partilha de técnicas novas e antigas, que pretende motivar os artesãos mas, também, valorizar o artesanato nacional.
Prevê-se ainda, durante o FONARTES, implementar o Centro Nacional de Artesanato e Design, a Criação da Rede Nacional de Distribuição do Artesanato (RENDA) com a atribuição da certificação da marca Created in Cabo Verde.
A notícia acima foi oficialmente publicada no Porton di Nos Ilha. Embora me tenha sido solicitado apoio pelo MC no que eu posso fazer (multimédia), para o espaço da Rádio, estou aqui para ver o que realmente vai acontecer.
A iniciativa é interessante (sobretudo no que tange a criação de uma marca para Cabo Verde) e parece haver trabalho. Mas pergunto: é somente para agora ou vai continuar, mesmo quando o atual ministro não gerir mais a pasta do MC?
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Morreu Heavy D
O rapper Heavy D, conhecido por músicas como "Now That We Found Love", morreu nesta terça-feira de forma repentina com apenas 44 anos na cidade de Los Angeles, de causas ainda desconhecidas, informou a revista "Rolling Stone".
O artista, chamado Dwight Arrington Myers, desmaiou no meio da rua, no luxuoso bairro de Beverly Hills. Os serviços de emergência foram alertados e chegaram ao local onde encontraram o rapper que já havia recuperado a consciência. Apesar de ter sido transferido rapidamente para um hospital, Heavy D acabou por falecer.
O artista iniciou sua carreira como líder do grupo Heavy D and the Boyz, com o qual lançou seu primeiro disco "Living Large" em 1987, para depois alcançar a fama em 1991 com a música "Now That We Found Love".
Nos últimos anos, gravou uma série de álbuns nos quais fundia seu estilo com a música reggae.
No último dia 8 de Outubro, Heavy D participou do show em homenagem a Michael Jackson realizado no País de Gales, onde interpretou "Jam" com La Toya Jackson.
Fonte: EFE
Fonte: EFE
Google Cabo Verde
Se ainda não acreditava que Cabo Verde está na moda, acredite agora. Acessei hoje pela primeira vez. Estou curioso...
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Para visitar e deliciar-se
Género
Fotografia
Artista
Dominique Robelin
Data
10 de Novembro a 6 de Dezembro
Local
Zero Point Art
Mindelo
Olhos de Zepra: um blog para limpar a alma
No ta bem cmê sóla de sapóte
Esta é uma frase que o meu pai usava sempre quando profetizava a situação futura do país e do mundo. Eu pensava profundamente sobre o assunto e minha mente de criança ficava aterrorizada.
O fato é que estamos mesmo caminhando para esse futuro. A Europa está em crise, a América do Sul faz um esforço titânico (e com resultados positivos pouco prováveis) para limpar um passado de corrupção e exploração, a África livrou-se da escravatura dos brancos para se dedicar a uma "autoescravatura", os Estados Unidos capitalizaram tudo o que restava a ser capitalizado, o Médio Oriente e o Mundo Árabe nunca estiveram tão perto de conseguir a sua maior vocação (provocar uma terceira guerra mundial) e países ditos neutros, como é o caso da Cabo Verde, estão a borrar-se de medo.
Eu, sinceramente, estou apavorado. Decidi preparar-me para uma morte anunciada juntamente com todo o resto dos seres vivos, filhos de Mãe-terra. Com meu corpo vão meus sonhos e minha humanidade que esvair-se-á no espaço.
O mundo está em agonia e a sua doença prolongada, provocada pelo mais inteligente dos seus filhos, está prestes a terminar.
O mais triste é que não irá restar ninguém para o funeral.
Imagem: "Triumph of death" de Pieter Bruegel
domingo, 6 de novembro de 2011
Falando do novo acordo ortográfico.
Já lá vão 2 anos que os países de língua oficial portuguesa rubricaram o novo acordo ortográfico, com uma fase experimental seguida de implementação. Tudo isso num período de seis anos. Depois disso tenho reparado que em Portugal alguns passos têm sido dados, nomeadamente a RTP já o utiliza em fase experimental, assim como alguns jornais, como é o caso do Expresso. Programas televisivos tanto em Portugal como no Brasil começam a chamar a atenção sobre este fato.
Em Cabo Verde, como já seria de esperar, a reação é negativa. Porém há quem apoie a mudança, como é o caso do escritor Germano Almeida, que o declarou anteriormente à RCV, tendo em conta que a língua de Camões tem sempre sofrido mudanças ao longo dos anos e dos séculos.
Até agora, nada foi feito em Cabo Verde, excluindo a preocupação de alguns pais em relação ao aprendizado dos filhos que fazem parte do regime experimental. Mesmo alguns jornalistas dizem que só farão alguma coisa quando realmente houver alguma decisão a nível superior.
O que vai acontecer, com certeza, é uma grande confusão quando Cabo Verde decidir entrar para o regime experimental, fazer programas televisivos, incentivar sessões de esclarecimentos nas instituições de ensino públicos e privados. Isso porque, estou certo, iremos tomar alguma decisão, como é já usual no seio de nós caboverdeanos, apenas quando o prazo já estiver expirado.
Pobres jornalistas e escritores... coitados dos nossos filhos!
sábado, 5 de novembro de 2011
Os conselhos do PR aos jovens de S. Vicente
“Peguem São Vicente levantem-na e façam com que a ilha toque com as mãos nos céus”. Este foi o conselho deixado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, durante o encontro com jovens sanvicentinos na noite desta sexta-feira, 4, na Academia Jotamont, Mindelo.
ler mais aqui
BURAKA SOM SISTEMA - "(We Stay) Up All Night" featuring Blaya & Roses Gabor
(We Stay) Up All Night feat. Blaya & Roses Gabor
Video Directed by Pedro Varela.
Anticipating the much awaited release of Buraka Som Sistema's sophomore album, the undisputed kings of kuduro release the party anthem (We Stay) Up All Night to work up a sweat before "Komba" hits the streets.
The single (We Stay) Up All Night will be released on October 17th through Buraka Som Sistema's home label, Enchufada. For those who can't sleep at night waiting for the "Komba" album to drop, Enchufada has announced a world wide release on a Halloween night, October 31st.
Fonte: youtube
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Isso é um cúmulo
O cumulo da ingratidão é dar um frasco de esperma para o seu pai, e dizer: "Pronto não te devo mais porra nenhuma!"
O cúmulo do patriotismo é cagar vermelho, azul, branco e amarelo e peidar o hino nacional.
O cúmulo da traição é se matar com uma facada nas costas.
O cúmulo do engano é matar a idosa aniversariante, porque alguém pediu para apagar a velinha.
O cúmulo da solidão é morar sozinho e deixar carta pra fugir de casa.
O cúmulo da matemática é comer um X-Burger e calcular o X.
O cúmulo da preguiça é acordar mais cedo a fim de ter mais tempo livre para não fazer nada.
O cúmulo da burrice é contar degraus de escada rolante.
E assim foi o fórum sem fla mantenha
A Assembleia Municipal organizou, alguns aderiram. Será que os muitos que lá estavam e apresentaram ideias terão sido as melhores pessoas, tendo em conta que algumas dessas pessoas vieram da Praia? Não terão vindo cá com o propósito de partilhar a sua experiência e mostrar a nós, pobres idiotas mindelenses, como se chega à fórmula do sucesso e do desenvolvimento?
Para mim, não terá passado de mais um fórum com apresentações de dados estatísticos, realidades difusas e muito bláblá para ser enterrado com outros demais no túmulo do esquecimento.
Do meu canto, a pensar muito mas a trabalhar ainda mais, solicitando que outros demais se juntem a mim, continuo a defender que sem entrega e mudança de mentalidade , nada feito!
Há mesmo quem diga que este país tem muita cultura e pouca agricultura.
Fi d' kadom!
Uma brincadeira de mau gosto na rede social mais acessada em todo o planeta pôs a família e amigos de um jovem em situação de desespero. Um "engraçadinho" põe um post no facebook dizendo que Nick Leonor faleceu num acidente de viação, com direito a fotografia na famosa montra da Foto Djibla.
Só que a atitude não teve nada de engraçado. Segundo noticia o Notícias do Norte, o lesado vai apresentar queixa à PJ. Mas conseguirá a polícia ou algum hacker destas bandas dar caça ao marginal virtual.
Meus amigos, o facebook não é coisa boa. Vocês, viciados, andam a brincar com coisas sérias. O facebook é como uma rede de narcotráfico - QUEM ENTRA NÃO SAI! Mas aqui há uma diferença. O facebook não permite a saída de seja quem for... nem depois de morto.
Longa vida ao Nick e que continue sempre a cantar e rapar. Está aberta a caça às bruxas.
Sara Tavares atua no Mindelo
Sara Tavares vai fazer um show no Mindelo, marcado para o próximo dia 19 de Novembro no Hotel Porto Grande.
A cantora chega agora a Cabo Verde, através da 3B Produções, para apresentar seu mais recente álbum Xinti, numa digressão que interrompera anteriormente devido a problemas de saúde.
Sou fã e vou estar lá.
Hernani Almeida no Jotamonte a 11.11.11
11.11.11 é uma data interessante. Além do mais, é composto pelo primeiro número inteiro ímpar. E é esta a data em que terá lugar o próximo concerto de Hernani Almeida.
O referido concerto, com a banda Afronamim (Hernani, Vando, Khaly e Ndu), terá lugar na Academia de Música Jotamonte, apresentando músicas dos dois álbuns do guitarrista, compositor e produtor, Afronamim e Caalma.
Um concerto a não perder, com certeza.
Imagem: cover do CD Caalma
São Vicente tem tudo para dar certo, com certeza
Arranca hoje o fórum “São Vicente tem tudo para dar certo”, com direito a abertura oficial de S.E. o Sr. Presidente da República de Cabo Verde, Doutor Jorge Carlos Fonseca.
Ora, eu nunca duvidei que esta ilha tem tudo para dar certo. Mas a crua verdade é que muitos não acreditam e, ao invés de apresentar soluções viáveis, a primeira ideia que vem à tona é a “emigração” (acho que a realidade deste país permite-me utilizar esta palavra) para Praia (não Santiago, atenção).
Não ignoremos também o fato de São Vicente ter sido abandonada e ignorada governo após governo. Acredito que São Vicente há de melhorar por razões óbvias. Uma dessas razões que me leva a acreditar nisso é o abrandamento do desenvolvimento da Praia, um abrandamento óbvio, tendo em conta o boom que se conheceu desde um passado muito recente até aos últimos anos.
O desenvolvimento que São Vicente precisa agora é maior. Porém, não se pode pensar em desenvolvimento económico sem uma drástica mudança de mentalidade e de atitude. Aqueles que se queixam sempre dizendo que “Soncente ta canhambra” são os que menos ou nada fazem para reverter a situação.
O Mindelense, depois de uma grande noitada no depôs de sabe morrê ca nada, deitou-se no comodismo, embriagou-se na sabura e ficou à espera que o desenvolvimento chegasse. Mas o desenvolvimento levou uma calaca da crise, foi desviado do Aeroporto de São Pedro, aterrou no Aeroporto da Praia, foi bem recebido e fez “mau costume” por aí. E nós, os mindelenses, nem sentimos saudades porque estávamos a pensar em alguma forma para desfilar em dois grupos de carnaval e no próximo festival da baía.
Enquanto a Pró Praia pede estatuto especial para a cidade, que já é capital de Cabo Verde, os artistas mindelenses desesperam por não verem a luz do seu trabalho e os seus projetos e ideias serem ignorados.
O desenvolvimento económico de São Vicente passa por uma maior circulação monetária, o incentivo e apoio ao empreendedorismo, políticas de desenvolvimento turístico e, sobretudo, acreditar que a sua maior fonte de rendimento está na cultura. Não é preciso termos um ministro da cultura artista para acreditar no óbvio. E nem há necessidade de movimentos do género “Cordá Monte Cara”, que adormecem à sombra da bananeira. Mas, o mais interessante é o fato de, no fórum, não constar nenhum painel sobre cultura ou economia de cultura. Estará a cultura patente em alguma apresentação de projetos da CMSV ou dos empresários? Aí, então, ponho as minha dúvidas.
São Vicente tem tudo para dar certo, sim. Mas para isso precisamos de fazer a nossa parte e exigir que o vizinho faça a sua, para depois cobrar da Câmara e do Governo. Não basta sermos apenas cobradores que acham que, por ter os impostos em dia, têm pleno direito a ter vida de rei.
Para desespero dos poucos que remam contra a maré, o desemprego assemelha-se a um cancro e tudo em que se investe é como terça-feira de carnaval.
É uma tristeza ver uma cidade com tantos universitários sem espírito universitário, sem ambição, sem espírito patriótico e simplesmente à caça de um diploma para ter um emprego que não os deixe morrer à fome, mesmo que paguem, com o corpo, avultadas propinas.
A cultura geral da nova geração (e mesmo da minha) é uma vergonha e o interesse pela história do país uma aberração.
O Eden-Park tornou-se um símbolo do nível de abandono a que esta ilha foi votada. Um mártir do desinteresse dos mindelenses que, cinicamente, choram a sua morte.
O espírito empreendedor dos jovens fica aquém do desejado, pois, em São Vicente, os projetos não passam do papel e quando alguém se atreve um pouco mais ou é alvo de chacota ou algum poder que se julga supremo trava-o.
Urge a criação de um espírito de perseverança, atrevimento e mesmo alguma teimosia para que as coisas funcionem.
A mudança de mentalidade devia ser um tema a ser levado em conta com muita seriedade neste fórum que hoje se abre ao público.
Foto: neulopes
Subscrever:
Mensagens (Atom)