sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Comemora-se hoje o dia da luta contra a violência doméstica. Uma luta difícil, uma vez que a maioria das vítimas - as mulheres - continuam, por razões várias, a não denunciar os seus agressores. E aquelas que o fazem muitas vezes são aconselhadas a dar uma segunda oportunidade aos agressores que as amam muito, apanhando deles cada vezes mais.

Falemos então de alguns tipos de violência doméstica:

Violência doméstica física é quando alguém bate-lhe, empurra-a(o) ou magoa-a(o) fisicamente. O abuso físico também ocorre quando alguém é forçado a fazer algo sem que a outra pessoa pense nos seus direitos. Também é abuso se for impedida(o) de fazer algo que pretende fazer.

Violência doméstica sexual acontece quando é forçada(o) a ter qualquer forma de contacto sexual (vaginal, oral ou anal) quando não o quer fazer.

Violência doméstica psicológica (emocional) ocorre quando lhe incutem um sentimento de inutilidade, quando é constantemente insultada(o), ou quando fazem-na(o) sentir-se assustada(o).




Mais ainda, quando se fala em violência doméstica, a imagem da vítima é sempre a mulher. Será por ser "o sexo fraco"? O mundo mudou e, mesmo havendo ainda muita mulher submissa, há mulheres dominadoras. Quanto a mim, a violência vinda da mulher, fazendo do homem a vítima, pode ser algo terrível e incontornável.

Mas no meio de tudo isso, quem são as maiores vítimas? Quais são as mais irremediáveis consequências? Quem são as vítimas da separação, da violência verbal, física e toda a espécie de ignorância de adultos inconsequentes?




Encoraje-se, consciencialize-se, mude de atitude, denuncie, reage, faça alguma coisa ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

UATCHAI NA TUCARR E TAXI!


Falando ainda de autocarros, faço aqui neste espaço público, desafiando a quem de direito para que acabe com essa pouca vergonha que anda a acontecer no seio das transportadoras públicas: param fora das suas paragens embarcando e desembarcando passageiros no meio da rua, param na sua faixa direita indicando mudança de direção para esquerda enquanto passageiros sobem e descem, fazem ultrapassagens perigosas, não respeitam regras d prioridade, circulam a alta velocidade numa clara atitude de concorrência às paragens e mais ainda, tomam conta da estrada impondo a lei do mais forte.

Quanto aos táxis, são fáceis de identificar; basta qualquer condutor ter um carro atrás desesperado para ultrapassá-lo. Isso sem se esquecer que estes deverão ter lançado, na clandestinidade, o manual de má condução.

Brigada de trânsito, UATCHAI NA TUCARR E TAXI!

Um basta aos autocarros fumadores


Neste país, acontecem coisas mirabolantes. Anualmente, é obrigatório que todos os automóveis particulares sejam inspecionados. 

Muitos não passam por essa inspeção por expelirem muito fumo (uma negritude, diga-se de passagem). Só não entendo porquê, malgrado tanta reclamação por parte de proprietários privados de viaturas, muitas dessas são ameaçadas de pesadas multas ou impedidas de circular, enquanto há diversos autocarros de empresas bem identificadas a encher, impunemente, a cidade e nossos pulmões de fumo.

Não haverá aqui um atentado à justiça e um abrir de portas à impunidade em nome de um serviço público que mata, aos poucos, o seu próprio público?

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os Deputados devem estar loucos!



A apresentação, discussão e aprovação do Orçamento Geral do Estado na Assembleia Nacional nunca estiveram envoltas em tanta polémica. Que o PAICV iria votar a favor, o MPD contra e a UCID absteria era o cenário mais lógico e previsto por todos. Contudo não se esperava que os ânimos se exaltassem tanto, a ponto das trocas de mimos ultrapassarem o habitual.

Foi uma autêntica lavagem de roupa suja entre comadres, dizendo quem é quem, quem faz ou fez o quê, não poupando comportamentos pouco ortodoxos para um representante da nação e nem o próprio Primeiro Ministro.

Não pagamos suficientemente bem a esses senhores para perderem um precioso tempo a discutir balelas e a encher os ouvidos dos outros de asneira, ao invés de apresentarem e discutir propostas cabais para os interesses do país? Não se esqueçam que Cabo Verde está na moda e há muita gente querendo investir neste paraíso de cretchêu.

Não vá o diabo tece-las com ajuda da ignorância de meia dúzia de pessoas que a universidade e a escola da vida de nada serviu.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

TOLERÂNCIA ZERO!!!!


Acerca do vídeo constante deste post publicado no blog do Dai Varela só tenho a dizer o seguinte:

Isto é nojento, revoltante e vergonhoso. A PJ deveria prender aos pervertidos que produziram essa ode à indecência e ao crime. Deveriam ter uma pena mais pesada que às dadas aos barões da droga.

É este o desenvolvimento do meu país? Isso é uma VERGONHA! A insanidade mental não é apenas a que vemos.

Este vídeo deveria ir parar ao facebook de todos de direito, inclusive o do Presidente da República.

Pedofilia pura! As senhoras que estão no vídeo deviam ser severamente punidas para que sirvam de exemplo e  ignorâncias dessas não se repitam mais.

TOLERÂNCIA ZERO!

Chegou à caixa de correio...


Tornou-se a moda dos novos tempos - as pessoas terem um telemóvel e não atenderem a chamadas. Mas isso é mais o costume dos que não querem ser incomodados pelos "indesejáveis". Só que estes, assim, tornam-se ainda mais indesejáveis que os outros. Afinal, essa é uma forma de desprezo que o homem criou, pensando exatamente no que iria acontecer. Uns porque querem dormir, outros por dívidas, outros não querem ser incomodados. Tudo bem, cada um sabe de si. Mas o mais triste é saber que há quem faça do telemóvel um símbolo da sua importância. Uma vez que há gente à sua procura, sentem-se importantes e não atendem quando necessário.

Tirando o chato de serviço, um telefonema sempre tem um motivo de existência. O problema é quando de tão importante as pessoas se transformam em coisa pior que a sua própria M...

Pão? Nô ta abri sô nove hora!


Um conhecido meu, salense, viajou hoje de manhã um pouco desapontado por não ter conseguido levar o "famoso" pão de Soncente para a a ilha das salinas. Segundo ele, andou por duas padarias, de táxi. Uma dessas não tinha pão ainda e a outra só abria ao público (imaginem) às nove da matina. E é claro que não estava disposto a gastar mais dinheiro em táxi só por causa do gostinho de Soncente.

Das duas, uma: ou há pouca gente a tomar o pequeno almoço antes das nove da manhã, ou não há tanta falta de dinheiro em São Vicente, como se diz por aí.

Lá se vai o tempo em que às três da manhã já se sentia o cheiro do pão da padaria do Sr. Lucas e vinha gente de todos os cantos da ilha ao Chã de Cemitério comprar "pão de Matos".

Esta é uma pequena amostra da boa vontade e do empenho laboral, marca registada na minha querida ilha, nos dias de hoje.

Foi Bom Xinti Sara Tavares


Não que tenha sido um concerto fenomenal, mas gostei muito. No concerto de Sara Tavares no Mindelo aconteceu algo que devia ser sempre o preto principal dos concertos musicais - a novidade. O que ouvimos no passado Sábado, 19 de Novembro, não tem muito a ver com os álbuns de Sara. Apresentou-se uma outra roupagem, tanto a nível de arranjos como a nível rítmico, criando, nos que foram assistir, aquele bom feeling. A forma de cantar, o uso de letras de músicas incidentais ilustram de forma ímpar a interpretação fantástica de Sara Tavares. A banda é básica mas com uma forma de tocar que enche a alma. Não fosse o vento que se fazia sentir, perturbando em muito o som que o espetáculo exigia, seria quase perfeito. Como ela mesmo disse, parafraseando os Bulimundo numa das suas escolhas incidentais, "é kel k é di nôs".

Sara Tavares regressa então em força. E, garanto, estar perto dela, conversar com ela é mágico, pois ela transmite uma energia e simpatia inigualável. A música do mundo precisa sempre de gente que faz da música uma festa e um bem espiritual. Sara parte agora com Xinti para Moçambique, depois de ter estado em Portugal, Polónia, Angola e Cabo Verde, acompanhado sempre por um ponto de luz que a conduz.

Imagem: www.worldconnection.nl (fonte)