quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MINISTÉRIO DE CULTURA PROMOVE FÓRUM NACIONAL DE ARTESANATO


O Ministério da Cultura organiza o Fórum Nacional de Artesanato FONARTES - 2011, o evento acontece de 11 a 15 de Novembro, em São Vicente, sob o lema «Um Futuru Antigu na Nha Mon».

O FONARTES tem por objectivo analisar o artesanato Nacional, os seus rumos e a sua contribuição no desenvolvimento local e nacional. Pretende colocar o sector artesanal numa posição de destaque na economia nacional. Uma medida que passa por impulsionar a produção nacional, definindo linhas orientadoras quanto ao layout e a nível conceptual e design e ainda a criação de uma rede de distribuição eficaz, que dê resposta tanto às necessidades de escoamento e oferta, como à procura.

A realização do FONARTES vai ser uma oportunidade de promover intercâmbios entre artesãos das diversas localidades do país. Os workshops e ateliês vão possibilitar a partilha de técnicas novas e antigas, que pretende motivar os artesãos mas, também, valorizar o artesanato nacional.

Prevê-se ainda, durante o FONARTES, implementar o Centro Nacional de Artesanato e Design, a Criação da Rede Nacional de Distribuição do Artesanato (RENDA) com a atribuição da certificação da marca Created in Cabo Verde.

A notícia acima foi oficialmente publicada no Porton di Nos Ilha. Embora me tenha sido solicitado apoio pelo MC no que eu posso fazer (multimédia), para o espaço da Rádio, estou aqui para ver o que realmente vai acontecer. 

A iniciativa é interessante (sobretudo no que tange a criação de uma marca para Cabo Verde) e parece haver trabalho. Mas pergunto: é somente para agora ou vai continuar, mesmo quando o atual ministro não gerir mais a pasta do MC?

Sem comentários:

Enviar um comentário