quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ennio Morriconne, simplesmente fenomenal


No cinema, um dos elementos que mais me cativa e emociona é a música. As bandas sonoras dos filmes a minha primeira paixão na sétima arte. Autores como John Williams, Alan Silvestri, Hanz Zimmer, Howard Shore, Ennio Morricone, Maurice Jarre, Vangelis, Alfred Newman, James Horner, Danny Elfman e muitos mais são os que dão maior dramaticidade às obras cinematográficas, aumentando o suspense, fazendo-nos chorar ou mesmo aumentar nossos momentos de alegria. As imagens podem não ser esquecidas, mas a música e as canções são eternizadas.
Um dos meus compositores preferidos, a par de John Williams é o Ennio Morricone, responsável pelas mais belas bandas sonoras para filmes de cowboy da história do cinema.
Ennio Morricone, nascido em Roma a 10 de Novembro de 1928, é um compositorarranjista e maestro italiano. Ao longo da sua carreira foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 filmes e programas de televisão.
Morricone escreveu algumas das trilhas sonoras mais conhecidas dos western spaghetti do cineasta Sergio LeonePer un pugno di dollari (Por um Punhado de Dólares), de 1964, Per qualche dollaro in più (Por Mais Alguns Dólares), de 1965, Il buono, il brutto, il cattivo (O bom, o Mau e o Vilão), de 1966, e Once Upon a Time in the West (Aconteceu no Oeste), de 1968. Suas composições mais recentes incluem as bandas sonoras de Once Upon a Time in America (Era uma vez na América), de 1984, The Mission (A Missão), de 1986, The Untouchables (Os Intocáveis), de 1987, Nuovo cinema Paradiso (Cinema Paraíso), de 1988, Lolita, de 1997, Malèna, de 2000, e Inglorious Basterds (Sacanas Sem Lei), de 2009.
Ficam eternizadas músicas como "Chi Mai" (Le Proféssionel, com Jean-Paul Belmondo), "The Good, The Bad and The Ugly" (The Good, The Bad and The Ugly, com Clint Eastwood e Lee Van Cleef), "The Man With The Harmonica" e "Once Upon a Time in the West" (Once Upon a Time in The West, com Henri Fonda e Charles Bronson), "A Fistful of Dynamite" (A Fistful Of Dynamite, com Rod Steiger e James Coburn) ou ainda "For a Few Dollars More" (For a Few Dollars More, com Clint Eastwood e Lee Van Cleef).
Realmente, já não se faz westerns como antigamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário