quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Depois do Mindelact, "Os saltimbancos" regressa ao palco



"Os Saltimbancos", para mim, foi uma experiência muito suada. Contudo, todas as experiências que vivo são gratificantes, de uma forma ou de outra. Trabalhar com músicas de Chico Buarque é uma grande responsabilidade e estive meses a trabalhar com um grupo de músicos muito interessante. E é necessário deixar claro que se não fosse o Djodje (guitarras), Regie (Baixo) e Yannick (flauta), não teria conseguido o resultado que poderá ser revisto agora este final de semana.

Agradeço também o trabalho fantástico da minha amiga Tenisha Chanel que desenhou todo o figurino e ajudou-me, em parte, na produção que ficou sob a minha responsabilidade numa época difícil.

Esses são os momentos em que reforçamos a consciência de que toda a ajuda é importante e que devemos sempre agradecer ou gratificar as pessoas pelo trabalho que fazem com entrega e por amor à arte, esquecendo-se de todas as agruras que vão surgindo.

"Os Saltimbancos", musical infantil, regressa aos palcos este final de semana com apresentações Sábado e Domingo às 17h00 no Auditório do Centro Cultural do Mindelo.

Aos atores e ao fantástico côro, sucessos na apresentação.

Imagem: cartaz da peça, com ilustração de Yuran Gonçalves

FIC 2011 arranca hoje


Não estaria aqui a falar da FIC sem alguma boa razão. Afinal, este não é um blog de notícias, mas sim de informações para reflectirmos. A FIC 2011 abre-se, como não deveria deixar de ser, com a presença do Prime, José Maria Neves, com uma maioria de expositores nacionais. Feira Internacional, porque há a participação de Portugal e Brasil. Não obstante a ausência total de investidores africanos e a participação internacional se cingir à lusofonia, a FIC está lotada.

Agora, o que interessa aqui é o fato desta edição incluir Moda e Cultura, assumindo que essas vertentes são importantes para a nossa economia. Estaremos mais perto de assumir um mercado de cultura em Cabo Verde?

O MC e a descentralização cultural


Com pompa e circunstância, aconteceu ontem a cerimónia de encerramento do FONARTES - Fórum Nacional de Artesanato. Segundo muitos dos expositores e artesãos presentes, o fórum ultrapassou, em muito, as expectativas. Dá-se, assim, fim a mais uma das iniciativas do Ministro da Cultura Mário Lúcio Sousa e a sua equipa. Durante o fórum foram organizados workshops, encontros, concertos, entre outras atividades.

Com consciência de dever cumprido, o MC deu como institucionalizado a realização anual do FONARTES no Mindelo, agora Capital Nacional do Artesanato. No entanto, o titular da pasta da Cultura afirmou, numa louvável atitude descentralista, que cada ilha do Arquipélago terá a sua própria atividade cultural. Assim, São Vicente já se responsabiliza pelo teatro e o artesanato, Boavista receberá o encontro anual dos músicos, Brava um fórum da Literatura Caboverdiana, São Nicolau também terá seu fórum cultural e por aí além.

Caso para dizer, apoios vão surgindo, pelo que teremos que aproveitar e pôr mão na massa.

domingo, 13 de novembro de 2011

Falando de amor

"Só há amor quando não existe nenhuma autoridade."

Raul Seixas
1945-1989

Músico

Mais uma miss Venezuela


Haverá na Venezuela mulheres feias? Se levarmos em conta as vezes que uma venezuelana ganhou o mais importante concurso de beleza do planeta - Miss World - não será difícil prevalecer esta dúvida.

Desta vez a jovem que levou o prémio máximo da beleza chama-se Ivian Sarcos. Puerto Rico, outro paraíso de beldades ficou pelo terceiro lugar.

Cabo Verde algum dia chegará lá com uma crioula. Afinal aqui também é um paraíso de esculturas de Deus. Só que a cultura geral destas nem sempre acompanha a beleza no mesmo peso.