segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

And The Oscar goes to


Na nona vez em que Billy Crystal foi anfitrião da festa máxima do cinema, com muito glamour à mistura,  "O Artista" foi o escolhido para Melhor Filme. O filme francês consagrou-se o melhor de 2011, arrebatando ainda a estatueta para realização e melhor ator. Meryl Streep conquistou o galardão para Melhor Atriz.
Não dava para pregar olho perante um espetáculo dessa categoria e fiquei entre a TVI e a Canal+ a ver os últimos acontecimentos. 
"O Artista", a estrela da noite, levou o Óscar para Melhor Filme, tendo o seu realizador Michel Hazanavicius conseguido a estatueta de realização, destronando Martin Scorsese que no seu primeiro filme 3D - "Invenção de Hugo" - não conseguiu convencer a Academia, tendo que se contentar com as categorias técnicas. Aí foi majestade e conseguiu tantas estatuetas douradas quanto "O Artista".

"O Artista", além de Melhor Filme e Melhor Realização, conquistou o Óscar para Melhor Ator Principal. Jean Dujardin, que na era do som faz de ator do cinema mudo, agradeceu em inglês, mas não esqueceu o "merci" e "formidable". Para "O Artista" ainda foram entregues o Óscar pelo Guarda-Roupa e Banda Sonora. Os Óscares para "Hugo" foram para a Fotografia, Direção Artística, Som, Mistura de Som e Efeitos Especiais.


O Óscar para Melhor Atriz, por sua vez, não escapou a Meryl Streep, que conquistou a sua terceira estatueta, em 17 nomeações. O que aliás levou Billy Cristal a sugerir que Meryl Streep já merecia um outro Óscar só pelas vezes que teve de sorrir a ouvir o nome de outra vencedora.

A sua atuação em "A Dama de Ferro" não foi indiferente à Academia, que aliás escolheu o filme que retrata Margaret Thatcher para o galardão da Melhor Caraterização. Meryl Streep recebeu, mesmo, uma das maiores ovações da noite. Viola Davis, outra das favoritas não consegue o Óscar desta vez, mas conseguiu a sua colega de "As Serviçais", Octavia Spencer, o Óscar para Melhor Atriz Secundária.Aliás, os atores secundários também acabaram por não ser surpresa, tendo Christopher Plummer, aos 82 anos, ganho o Melhor Actor Secundário com "Beginners". 



Mais surpreendente foi a entrega da Melhor Montagem ao filme norte-americano "Os homens que odeiam as mulheres", que adapta o primeiro livro "Millenium" de Stieg Larsson "A Rapariga com a Tatuagem do Dragão".

O Melhor Filme Estrangeiro foi para o Irão, "A Separation", que mereceu o primeiro discurso político. Nos argumentos, o melhor adaptado foi para "Os Descendentes", enquanto o original foi para Woody Allen, com "Meia-noite em Paris". De resto, nada de surpresas aí.



O Melhor Filme de Animação foi "Rango", tendo os "Marretas" recebido o galardão pela Música Original, batendo os brasileiros Sérgio Mendes e Carlinhos Brown pelo filme de animação Rio.

Nas curtas-metragens ganhou na ficção "The shore", da Irlanda; na de animação ganhou "Fantastic flying books of mr. Morris Lessmore"; e no documentário "Saving Face", que mereceu uma menção às mulheres paquistanesas "que lutam pela mudança e não desistam dos vossos sonhos". Nos documentários longos ganhou "Undefeated".


Foi a 84ª. cerimónia dos Óscares que decorreu no mesmo teatro em Hollywood, mas este ano já sem poder ostentar o patrocínio Kodak, devido ao pedido de falência da empresa. Billy Cristal não deixou passar o facto, chamando o Teatro "Chapter 11" (lei dos processos de insolvência nos Estados unidos) ou "new name theatre" (teatro com novo nome). Este ano o Teatro Kodak foi simplesmente o "Hollywood and Highland Center".

Sem comentários:

Enviar um comentário