sábado, 12 de novembro de 2011

Caalma de Hernani - simplesmente fenomenal!


O meu amigo e colega Rito Afonso disse-me ontem (e repetiu-o publicamente através das antenas da RCV) que ouviu dizer que no dia 11.11.11 algo de extraordinário iria acontecer. E não teve dúvidas que o que houve de extraordinário foi o concerto de Hernani Almeida na Academia de Música Jotamonte.

Eu assisti, enquanto trabalhava com colegas do Curso de Multimédia da ULCV para a produção de um DVD do espetáculo e digo, com toda a convicção, que foi o trabalho que mais prazer deu-me em fazer nos últimos tempos. Meus colegas ficaram igualmente encantados pela qualidade do espetáculo, após dois dias de filmagem.

Foi, a meu ver, o melhor concerto de Hernani até hoje. Um concerto que começou ao ritmo alucinante de "Mascrinha" e que terminaria com o novo tema "Fidje", não fosse a solicitação dos fãs para que Hernani e a banda Afronamim interpretassem "Caalma". Após a despedida, a banda regressou ao palco para relembrar Biús numa interpretação à Hernani de "Festa d'tchuva".

Numa sala repleta de admiradores cabo-verdianos e estrangeiros, o ambiente que se fez sentir foi mágico desde a banda (Hernani, Khali, Vando e Ndu), passando pela plástica fenomenal do palco produzido pelo técnico de iluminação Anselmo Fortes e a engenharia de som de David Medina.

Momentos como o solo de Ndu e a sua nave espacial (de instrumentos de percussão), como Hernani o chamou, bem como o "diálogo" entre a guitarra de Hernani e as teclas de Khali não deverão ser esquecidos tão rapidamente. Vando também mostrou-se à altura de um grande baixista que, com certeza, deixa uma marca registada no seio de jovens músicos deste país.

A magia da noite fez com que amigos, músicos, admiradores e seguidores da carreira de Hernani não quisessem abandonar o auditório da Academia de Música Jotamonte tão cedo.

O concerto de hoje acontece no palco do Palácio da Assembleia às 21h00. Cinco porcento das receitas do espetáculo da Praia serão revertidos à Associação Mon Na Roda, uma iniciativa que Hernani abraçou de imediato.

Foto: Algures na internet (D.R.)

Fede na zona da Frescomar




O que se passa pelas imediações da Frescomar, não sei. O certo é que o odor que por aí se sente é horrível. Tanto que, quem passa por aí de carro, mesmo com todos os vidros fechados tem a triste experiência de ter por companhia esse cheiro.

Ninguém de direito se manifesta e, após longos meses que já perfazem anos, nada foi feito.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CAALMA 11.11.11 - o aguardado concerto de Hernani Almeida acontece amanhã no Mindelo



Hernani Almeida estará amanhã, 11/11/11, em concerto com o seu grupo Afronamim, apresentando temas do mais recente álbum "Caalma" e outros do anterior "Afronamim". Acompanhado de Ndu (Percussão), Khali (Teclados) e Vando (Baixo). Uma das novidades do concerto que, obviamente, não é um lançamento de "Caalma", é a apresentação de um novo tema "Fidje".




O concerto acontece amanhã às 21h00 na Academia de Música Jotamont, Mindelo (acho que se começasse às 11h11PM, seria ainda mais interessante; 11.11.11 às 11h11).

Contudo a data desse concerto acontece uma só vez e não vai ser repetida na Praia, que recebe Hernani no dia a seguir, 12 de Novembro para o mesmo concerto na Assembleia Nacional.

Seguramente, a não perder.

Imagens: Ensaio para o concerto no Jotamont. 
                  Fotos de Neu Lopes

MINISTÉRIO DE CULTURA PROMOVE FÓRUM NACIONAL DE ARTESANATO


O Ministério da Cultura organiza o Fórum Nacional de Artesanato FONARTES - 2011, o evento acontece de 11 a 15 de Novembro, em São Vicente, sob o lema «Um Futuru Antigu na Nha Mon».

O FONARTES tem por objectivo analisar o artesanato Nacional, os seus rumos e a sua contribuição no desenvolvimento local e nacional. Pretende colocar o sector artesanal numa posição de destaque na economia nacional. Uma medida que passa por impulsionar a produção nacional, definindo linhas orientadoras quanto ao layout e a nível conceptual e design e ainda a criação de uma rede de distribuição eficaz, que dê resposta tanto às necessidades de escoamento e oferta, como à procura.

A realização do FONARTES vai ser uma oportunidade de promover intercâmbios entre artesãos das diversas localidades do país. Os workshops e ateliês vão possibilitar a partilha de técnicas novas e antigas, que pretende motivar os artesãos mas, também, valorizar o artesanato nacional.

Prevê-se ainda, durante o FONARTES, implementar o Centro Nacional de Artesanato e Design, a Criação da Rede Nacional de Distribuição do Artesanato (RENDA) com a atribuição da certificação da marca Created in Cabo Verde.

A notícia acima foi oficialmente publicada no Porton di Nos Ilha. Embora me tenha sido solicitado apoio pelo MC no que eu posso fazer (multimédia), para o espaço da Rádio, estou aqui para ver o que realmente vai acontecer. 

A iniciativa é interessante (sobretudo no que tange a criação de uma marca para Cabo Verde) e parece haver trabalho. Mas pergunto: é somente para agora ou vai continuar, mesmo quando o atual ministro não gerir mais a pasta do MC?

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Crisis

Morreu Heavy D


O rapper Heavy D, conhecido por músicas como "Now That We Found Love", morreu nesta terça-feira de forma repentina com apenas 44 anos na cidade de Los Angeles, de causas ainda desconhecidas, informou a revista "Rolling Stone".

O artista, chamado Dwight Arrington Myers, desmaiou no meio da rua, no luxuoso bairro de Beverly Hills. Os serviços de emergência foram alertados e chegaram ao local onde encontraram o rapper que já havia recuperado a consciência. Apesar de ter sido transferido rapidamente para um hospital, Heavy D acabou por falecer.

O artista iniciou sua carreira como líder do grupo Heavy D and the Boyz, com o qual lançou seu primeiro disco "Living Large" em 1987, para depois alcançar a fama em 1991 com a música "Now That We Found Love".

Nos últimos anos, gravou uma série de álbuns nos quais fundia seu estilo com a música reggae.

No último dia 8 de Outubro, Heavy D participou do show em homenagem a Michael Jackson realizado no País de Gales, onde interpretou "Jam" com La Toya Jackson.


Fonte: EFE

Google Cabo Verde




Se ainda não acreditava que Cabo Verde está na moda, acredite agora. Acessei hoje pela primeira vez. Estou curioso...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Para visitar e deliciar-se


Género
Fotografia

Artista
Dominique Robelin

Data
10 de Novembro a 6 de Dezembro

Local
Zero Point Art
Mindelo

Olhos de Zepra: um blog para limpar a alma




Dê uma vista de olhos aqui

No ta bem cmê sóla de sapóte



Esta é uma frase que o meu pai usava sempre quando profetizava a situação futura do país e do mundo. Eu pensava profundamente sobre o assunto e minha mente de criança ficava aterrorizada.

O fato é que estamos mesmo caminhando para esse futuro. A Europa está em crise, a América do Sul faz um esforço titânico (e com resultados positivos pouco prováveis) para limpar um passado de corrupção e exploração, a África livrou-se da escravatura dos brancos para se dedicar a uma "autoescravatura", os Estados Unidos capitalizaram tudo o que restava a ser capitalizado, o Médio Oriente e o Mundo Árabe nunca estiveram tão perto de conseguir a sua maior vocação (provocar uma terceira guerra mundial) e países ditos neutros, como é o caso da Cabo Verde, estão a borrar-se de medo.

Eu, sinceramente, estou apavorado. Decidi preparar-me para uma morte anunciada juntamente com todo o resto dos seres vivos, filhos de Mãe-terra. Com meu corpo vão meus sonhos e minha humanidade que esvair-se-á no espaço.

O mundo está em agonia e a sua doença prolongada, provocada pelo mais inteligente dos seus filhos, está prestes a terminar.

O mais triste é que não irá restar ninguém para o funeral.


Imagem: "Triumph of death" de Pieter Bruegel

domingo, 6 de novembro de 2011

Falando do novo acordo ortográfico.


Já lá vão 2 anos que os países de língua oficial portuguesa rubricaram o novo acordo ortográfico, com uma fase experimental seguida de implementação. Tudo isso num período de seis anos. Depois disso tenho reparado que em Portugal alguns passos têm sido dados, nomeadamente a RTP já o utiliza em fase experimental, assim como alguns jornais, como é o caso do Expresso. Programas televisivos tanto em Portugal como no Brasil começam a chamar a atenção sobre este fato.

Em Cabo Verde, como já seria de esperar, a reação é negativa. Porém há quem apoie a mudança, como é o caso do escritor Germano Almeida, que o declarou anteriormente à RCV, tendo em conta que a língua de Camões tem sempre sofrido mudanças ao longo dos anos e dos séculos.

Até agora, nada foi feito em Cabo Verde, excluindo a preocupação de alguns pais em relação ao aprendizado dos filhos que fazem parte do regime experimental. Mesmo alguns jornalistas dizem que só farão alguma coisa quando realmente houver alguma decisão a nível superior.

O que vai acontecer, com certeza, é uma grande confusão quando Cabo Verde decidir entrar para o regime experimental, fazer programas televisivos, incentivar sessões de esclarecimentos nas instituições de ensino públicos e privados. Isso porque, estou certo, iremos tomar alguma decisão, como é já usual no seio de nós caboverdeanos, apenas quando o prazo já estiver expirado.

Pobres jornalistas e escritores... coitados dos nossos filhos!