sábado, 12 de novembro de 2011

Caalma de Hernani - simplesmente fenomenal!


O meu amigo e colega Rito Afonso disse-me ontem (e repetiu-o publicamente através das antenas da RCV) que ouviu dizer que no dia 11.11.11 algo de extraordinário iria acontecer. E não teve dúvidas que o que houve de extraordinário foi o concerto de Hernani Almeida na Academia de Música Jotamonte.

Eu assisti, enquanto trabalhava com colegas do Curso de Multimédia da ULCV para a produção de um DVD do espetáculo e digo, com toda a convicção, que foi o trabalho que mais prazer deu-me em fazer nos últimos tempos. Meus colegas ficaram igualmente encantados pela qualidade do espetáculo, após dois dias de filmagem.

Foi, a meu ver, o melhor concerto de Hernani até hoje. Um concerto que começou ao ritmo alucinante de "Mascrinha" e que terminaria com o novo tema "Fidje", não fosse a solicitação dos fãs para que Hernani e a banda Afronamim interpretassem "Caalma". Após a despedida, a banda regressou ao palco para relembrar Biús numa interpretação à Hernani de "Festa d'tchuva".

Numa sala repleta de admiradores cabo-verdianos e estrangeiros, o ambiente que se fez sentir foi mágico desde a banda (Hernani, Khali, Vando e Ndu), passando pela plástica fenomenal do palco produzido pelo técnico de iluminação Anselmo Fortes e a engenharia de som de David Medina.

Momentos como o solo de Ndu e a sua nave espacial (de instrumentos de percussão), como Hernani o chamou, bem como o "diálogo" entre a guitarra de Hernani e as teclas de Khali não deverão ser esquecidos tão rapidamente. Vando também mostrou-se à altura de um grande baixista que, com certeza, deixa uma marca registada no seio de jovens músicos deste país.

A magia da noite fez com que amigos, músicos, admiradores e seguidores da carreira de Hernani não quisessem abandonar o auditório da Academia de Música Jotamonte tão cedo.

O concerto de hoje acontece no palco do Palácio da Assembleia às 21h00. Cinco porcento das receitas do espetáculo da Praia serão revertidos à Associação Mon Na Roda, uma iniciativa que Hernani abraçou de imediato.

Foto: Algures na internet (D.R.)

Sem comentários:

Enviar um comentário